sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Cristão-Novos dos Açores


A genealogista Gisele Camacho Aznar publicou em um grupo do Facebook uma relação contendo nomes de cristãos-novos dos Açores, documentados.  Segue a lista:


Leite VasconcelosBotelho RaposoPacheco da Silveira Pacheco de Sousa Canto Faria Canto Albuquerque  Canto Medeiros  Salema Medeiros Araujo  Medeiros Albuquerque Botelho de Faria Leite CorreiaCosta Medeiros Brum Corte RealSilveira Pereira Brum da Terra e Silveira Leite Botelho Arruda Ponte Quental Ponte Raposo  Bettencourt Brum  

Apenas um ramo do Leite Vasconcelos   Quase todos os Ramos dos Borges, Medeiros e Câmara da Ilha de São Miguel. Alguns ramos do Macedo e Rebelo (Sousa) Medeiros da Costa



Outro pesquisador, Gabriel Glauber Morais, incluiu os seguintes sobrenomes:

Sousa, Matos (alguns ramos de Rosto do Cao),SousaLeaoMendesLopes (Ribeira Grande), Morais (Vila Franca do Campo)Alvares PinheiroSoares (Ponta Delgada).





Um comentário:

  1. Donde se pode saber o lado Couto sefardita sei que o meu Couto de modo geral vem do Porto e uma parte foi ao Açores porém suspeito não,tenho certeza que uma parte deles tem origem cristã nova mas tenho o hábito de querer ter certeza,do lado da minha avó este tenho certeza absoluta,mas é outra história quero saber mesmo é sobre os Coutos encontro uma grande quantidade deles com origem cristã nova e muito judaizantes mas não quero me equivocar por causa do padrinhamento e das ramificações familiares.

    ResponderExcluir