sábado, 27 de junho de 2015

Cosma Caluête


Cosma Caluête foi a matriarca dos Valença de São Bento do Una (PE). Foi casada com o português José Rodrigues da Cunha (José Rodrigues Valença), com o qual teve 12 filhos.


Citações:

Imagem inline 1

Fonte: BARBALHO, Nelson. Cronologia pernambucana: subsídios para a história do Agreste e do Sertão - Volume 15 (1858-1828). Centro de Estudos de História Municipal, Fundação de Desenvolvimento Municipal do Interior de Pernambuco, 1984.

--------------
Em Gado Brabo de Senhores e Senzalas (Coleção Tempo Municipal - FIAM/CEHM, 1988), de Ivete Cintra de Morais há uma informação sobre o nome de Cosma Caluête na nota de rodapé 8, à pág. 113:

" Luiz Paulino de Holanda Valença, filho de Joaquim Rodrigues Valença e Paulina Pessoa Cavalcanti, neto de José Rodrigues Valença e Cosma Maria da  Conceiçãocasado com Maria Dantas de Oliveira."

É de se supor que seu nome completo seria COSMA MARIA DA CONCEIÇÃO CALUÊTE.
Caluête = Pau, para empalar (do malaialim kaluekki)​.

-----------

Outros Caluête:

Francisco Romano Caluête (Teixeira, 1840 – Teixeira, 1891)

Também conhecido como “Romano da Mãe D’Água” e “Romano do Teixeira” , nasceu no Sítio Mãe D’água, em Teixeira/PB, em 1840.

Teria cerca de 30 anos por ocasião da cantoria e era considerado, então, o maior poeta-cantador do sertão da Paraíba. Descendia de uma família abastada e havia tido a instrução básica possível nas fazendas sertanejas de então e algumas leituras de ilustração.

Era proprietário de um pedaço de terra e tinha um escravo, o que mostra a distância social entre os dois. ( ALMEIDA/ALVES SOBRINHO, 1978, p. 108).

Fontes:



2 comentários:

  1. Minha trisavó se chamava Águida Valença Leite, nascida em São Bento do Una.
    Ela era filha de Luiz Paulino de Holanda Valença com Maria de Jesus Santos. Será que existe alguma fotografia dele?

    ResponderExcluir
  2. Caso exista o meu e-mail é eliel.rafael@bol.com.br
    Fico grato aos amigos do blog, forte abraço!

    ResponderExcluir