sábado, 27 de junho de 2015

Francisco Buarque de Holanda

ÁRVORE DE COSTADO DE FRANCISCO BUARQUE DE HOLANDA (1)

por Pedro Wilson Carrano Albuquerque *




O COMPOSITOR:

1- Francisco Buarque de Holanda. N. em 19-JUN-1944 no Rio de Janeiro (RJ). Poeta, literato, teatrólogo, compositor, ator e cantor. Uma das figuras mais importantes de nossa música popular, o que foi mencionado pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso em conversa com o estadista português Mário Soares publicada no livro "O Mundo em Português - Um Diálogo". Além da expressiva produção discográfica, onde teve a oportunidade de mostrar músicas e letras muito bem elaboradas e de grande inspiração, escreveu os livros "Estorvo" e "Benjamim". Também foi autor das peças teatrais "Roda Viva", "Calabar" e "Gota d'Água". Algumas de suas músicas, como "Amanhã Vai Ser Outro Dia" e "Cálice", tiveram cunho político, expressando sua oposição ao regime militar de 1964. Foi homenageado pela Escola de Samba da Mangueira no Carnaval de 1998. Os primeiros versos da letra de sua música Paratodos são um exemplo da movimentação das famílias brasileiras em nosso território:

O meu pai era paulista
Meu avô, pernambucano
O meu bisavô, mineiro
Meu tataravô, baiano.

O compositor referiu-se, no caso, aos seus antepassados a sseguir mencionados: o professor e escritor Sérgio Buarque de Holanda (o pai paulista), Cristóvão Buarque de Holanda (o avô pernambucano), José Cesário de Faria Alvim (o bisavô mineiro, que foi Presidente da Província do Rio de Janeiro e Governador do Estado de Minas Gerais) e Eulálio da Costa Carvalho (o tataravô baiano).
O livro "Chico Buarque", de Regina Zappa, contém algumas informações interessantes sobre o artista.
Chico casou-se com Marieta Paixão Severo da Costa, fª de Luís Antônio Severo da Costa e de Lígia Paixão. O casal teve três filhas: Sílvia, Helena Severo e Luísa Buarque de Holanda (2).

OS PAIS:

2- Sérgio Buarque de Holanda. N. em 11-JUL-1902 em São Paulo (SP). Advogado, escritor, professor e crítico literário. Intelectual dos mais respeitados dentro e fora do País, com várias obras publicadas, podendo ser citadas as seguintes: "Monções", "Raízes do Brasil", "Cobra de Vidro", "Visão do Paraíso", "O Extremo Oeste" e "Caminhos e Fronteiras". Foi coordenador da coleção "História Geral da Civilização Brasileira" até o oitavo volume. É apontado como pioneiro na interpretação da psicologia coletiva do brasileiro, aspecto já salientado em "Raízes do Brasil", seu primeiro livro. Lecionou na USP e na Escola de Sociologia e Política, em São Paulo (SP). Manteve, ainda, atividades na Imprensa, tendo publicado a revista "Estética", ao lado de grandes figuras. Desenvolveu atividades constantes no exterior, como professor de universidades, conferencista e organizador de seminários, tendo sido, também, correspondente dos Diários Associados na Alemanha. Foi redator-chefe da "Associated Press", agência de notícias norte-americana. Foi membro da Academia Paulista de Letras. Filhos oriundos do casamento c. Maria Amélia Cesário Alvim: Heloísa Maria, Sérgio, Álvaro Augusto, Francisco, Maria do Carmo, Ana Maria e Maria Cristine Buarque de Holanda. Segundo declaração de Chico Buarque transmitida em 1º-NOV-1998 pela TV Globo, no programa "Fantástico", é possível que tenha nascido na Alemanha um outro filho de Sérgio Buarque, resultado de relacionamento ocorrido quando o ilustre brasileiro ainda era solteiro. Fal. em 24-ABR-1982 em São Paulo (SP).

3- Maria Amélia Cesário Alvim. N. no Rio de Janeiro (RJ) em 25-JAN-1910. 


(Continua .......)


Texto completo: http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.phtml?cod=188&cat=Ensaios

Nenhum comentário:

Postar um comentário